sexta-feira, 25 de abril de 2008

Pronomes - Exercícios

1) Leia o texto abaixo e, com base nele, julgue os itens.
Você chega na loja, pede a roupa com o seu número, mas descobre que a peça está pequena ou grande, agarrando aqui, sobrando ali. Você engordou? Você emagreceu? Pode ser. Mas é também provável que a roupa não esteja no tamanho certo.
"As medidas de roupas hoje são todas improvisadas pelas confecções, além de seguirem padrões antigos, de mais de dez anos atrás, e o corpo do brasileiro mudou bastante nesse período", afirma a designer Patrícia Dinis.
Patrícia é especializada em modelagem computadorizada e faz parte de uma equipe multidisciplinar de professores e pesquisadores do Rio que resolveu realizar uma tarefa titânica: medir os brasileiros de todas as regiões e estabelecer novos padrões para a indústria.
A equipe atua na faculdade Senai/Cetiqt (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/ Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) e começou o trabalho em 2005, fazendo medidas à mão.
Agora, os pesquisadores ganharam um poderoso aliado: um ""body scanner" comprado nos Estados Unidos por US$ 120 mil (cerca de R$ 200 mil). (Folha de S. Paulo)
(1) O "você" (primeiro parágrafo) é usado para lembrar o leitor de uma situação que todas as pessoas já viveram.
(2) A retirada do pronome TODAS (segundo parágrafo) cria um trecho sintaticamente perfeito e mantém a idéia original.
(3) No terceiro parágrafo, pode-se substituir "Patricia" por ela, sem prejuízo das relações de referência do texto.
(4) Em "...que resolveu realizar uma tarefa titânica" (terceiro parágrafo) pode-se substituir o pronome relativo "que" por "a qual", sem prejuízo do sentido, nem das relações de referência do texto.

2) Analise as sentenças abaixo acerca do emprego dos pronomes:
(I) "Depois de eu conversar com ele sobre o que houve entre mim e a irmã dele, nossa amizade voltou ao que era antes."
(II) "Já falei consigo várias vezes acerca do seu comportamento, mas você não me ouve."
(III) "É importante para mim resolver logo tudo o que há entre mim e ti. Para mim ser teu amigo é fundamental."
a) todas estão certas
b) todas estão erradas
c) apenas I está certa
d) apenas II está errada
e) apenas III está certa

3) Assinale a alternativa que mostra as formas adequadas para preencherem os espaços.
"A fatura, ......... pagamento já foi efetuado, está sendo indevidamente cobrada. Os fornecedores ......... estamos acostumados não cometem um equívoco desses, ........ pode comprometer definitivamente nossas relações comerciais."
a) que - a que - de que
b) quem - quem - os quais
c) cujo - com os quais - o qual
d) de cujo - com cujos - os quais
e) a qual - para cujo - sem o qual

4) "Tu e eu somos amigos. ........ companhia, ....... muito me agrada, é indispensável para ........."
a) Tua - que - mim
b) Sua - a qual - eu
c) Tua - cuja - eu
d) Sua - que - eu
e) Tua - quem - eu

5) Leia o parágrafo abaixo; depois julgue o que sobre ele se afirma:

Voltar da balada e dar uma recarregada de estômago parece ser obrigatório. E na verdade, para aqueles que saíram às 23h00 e voltam somente às 05h00 da manhã, sem ter comido nada, realmente é. Quando digo nada, estou me referindo a nada de alimento, é claro. Bebida alcoólica, apesar de ter muitas calorias, mais precisamente 7,1 Kcal por grama (muito mais do que carboidratos, que contém só 4 Kcal por grama) não conta. (por Adriana Kachani - do site Vya Estelar)

(1) Nennhuma modificação de sentido haveria se a autora usasse para sujeito das formas verbais "voltar" e "dar" o pronome "eu".

(2) Em "...que saíram às 23h00 e voltam somente às 05h00 da manhã,..." o pronome relativo "que" pode ser substituído por "os quais", sem prejuízo do sentido, nem da correação gramatical.

(3) Em "...sem ter comido nada", a autora poderia ter optado por "alguma coisa" em vez de "nada", sem prejuízo do sentido, nem da correção gramatical.

(4) Em "Quando digo nada, estou me referindo a nada de alimento, é claro.", a autora deveria ter usado o advérbio "não" após "quando" para que o sentido negativo da frase se estabelecesse claramente.

(5) Em "(muito mais do que carboidratos, que contém só 4 Kcal por grama)" a forma "contém" deveria estar no plural porque o pronome relativo "que" retoma "carboidratos".


6) Sejam as sentenças:
(I) "O risco da democracia é que votamos em pessoas .......... vida pregressa pouco ou nada sabemos."
(II) "A cidade ........ moramos e .......... ruas vemos árvores e flores é visitada por milhares de turistas todos os anos."
(III) "Não dou atenção a pessoas ........... idéias não concordo."
Não se usará, para preencher nenhum dos espaços, a forma
a) cuja
b) de quem
c) na qual
d) em cujas
e) com cujas


RESPOSTAS
1 F V V V
2 D
3 C
4 A
5 F V V F V
6 B

Nenhum comentário: